Algumas das perguntas mais frequentes sobre Fonoaudiologia:


Profissionais que usam a voz como parte de seu trabalho (cantores, atores, professores, palestrantes e etc.) precisam se consultar com um Fonoaudiólogo?

Sim. Chegar ao fim do dia com a garganta doendo ou totalmente sem voz é sinal de alerta quando isso se torna uma rotina, fato muito comum em profissionais que usam muito a voz, como é o caso de professores, cantores, professores, palestrantes, políticos e etc. A fonoaudiologia entra no cenário ajudando na resistência muscular da prega vocal, tratando ou melhorando a qualidade de voz.

Da mesma forma que o atleta precisa se exercitar para competir, a voz também precisa de exercícios.


Quando que uma criança começa a falar?

Por volta dos 12 meses o bebê já articula pelo menos quatro palavras e aos 2 anos já consegue formar uma frase com duas ou três palavras, tendo um vocabulário de cerca de 50 palavras, que aumenta para 200 palavras aos 3 anos de idade.


Se meu filho não estiver no padrão acima o que devo fazer?

Se a criança fala muito menos do que o esperado para a idade dela antes disso, vale a pena fazer uma avaliação fonoaudiológica. Nem que seja para tranquilizar os pais.


Meu filho troca as letras, o que devo fazer?

A letra p pela letra b; a letra f pela letra s. Quando a criança troca as letras, é hora de consultar um fonoaudiólogo. Durante as sessões, são feitos exercícios que auxiliam na reprodução da letra.


Por quais motivos crianças precisam se consultar com um Fonoaudiólogo ?

  • Língua presa: Geralmente, a língua dessas pessoas é flácida e exercícios para tonificar a língua melhoram a fala.
  • Padrão respiratório: A consulta também pode ajudar o paciente a estabelecer um padrão respiratório. É muito comum crianças e adultos respirarem pela boca, o que diminui a imunidade e atrapalha a dicção.
  • Traumas na mandíbula: A fonoaudiologia ajuda também nos casos em que a mandíbula sofreu algum tipo de trauma e, por conta disso, surge dor na região, além de dificuldades na fala e problemas para articular a fala e a mastigação. A articulação da mandíbula fica travada após um trauma e exercícios de fortificação muscular auxiliam na recuperação, além de exercícios de alongamento da musculatura.
  • Perda auditiva: Mesmo diante de uma perda grande da audição, a fonoaudiologia pode trabalhar a comunicação. Há dois métodos utilizados com pessoas que perderam a audição:- Compreender a fala: a fonoaudióloga ensina como entender a fala de outras pessoas que não sabem a linguagem de sinais.- Reproduzir os sons: por método sensitivo, a pessoa com problemas auditivos coloca a mão na garganta da fonoaudióloga enquanto esta emite um som.
  • Entre outros motivos.

O que é Fonoaudiologia?

Para saber mais sobre fonoaudiologia e um pouco de sua história clique aqui.